quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Política segundo os filósofos Hobbes e Locke

Antes de tudo, devemos saber quem foi cada um desses filósofos:

- Quem foi Thomas Hobbes?
 Thomas Hobbes (Malmesbury, 5 de abril de 1588 — Hardwick Hall, 4 de dezembro de 1679) foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês, autor de Leviatã (1651) e Do cidadão (1651).Hobbes defendia a ideia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado.

-Quem foi John Locke?
  John Locke (Wringtown, 29 de agosto de 1632 — Harlow, 28 de outubro de 1704) foi um filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social.Locke dizia que todos os homens, ao nascer, tinham direitos naturais: direito à vida, à liberdade e à propriedade. Para garantir esses direitos naturais, os homens haviam criado governos. Se esses governos, contudo, não respeitassem a vida, a liberdade e a propriedade, o povo tinha o direito de se revoltar contra eles. As pessoas podiam contestar um governo injusto e não eram obrigadas a aceitar suas decisões.

 Locke defendia o liberalismo e o Estado(a política) - Que tinha função de proteger a propriedade privada (bens materiais) dos "bom uso da razão" (Os trabalhadores) daqueles que tinham o "mau uso da razão" (pessoas que não trabalham e roubam, os bandidos), ao contrário de Hobbes que defendia a proteção e a liberdade do cidadão.

Espero que vocês tenham entendido! e até semana que vem ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário