quarta-feira, 9 de março de 2011

Goethe

Johann Wolfgang von Goethe

Johann Wolfgang von Goethe (Frankfurt am Main, nasceu em 28 de Agosto de 1749 — Weimar, e faleceu em 22 de Março de 1832) foi um escritor alemão e pensador que também incursionou pelo campo da ciência. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX. Juntamente com Friedrich Schiller foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão Sturm und Drang. De sua vasta produção fazem parte: romances, peças de teatro, poemas, escritos autobiográficos, reflexões teóricas nas áreas de arte, literatura e ciências naturais. Além disso, sua correspondência epistolar com pensadores e personalidades da época é grande fonte de pesquisa e análise de seu pensamento. Através do romance Os sofrimentos do jovem Werther, Goethe tornou-se famoso em toda a Europa no ano de 1774. Mais tarde, com o amadurecimento de sua produção literária, e influenciado pelo também escritor alemão Friedrich Schiller, Goethe se tornou o mais importante autor do Classicismo de Weimar. Goethe é até hoje considerado o mais importante escritor alemão, cuja obra influenciou a literatura de todo o mundo.

Principais obras

  • Götz von Berlichingen - 1773
  • Prometheus (poesia) – 1774
  • Die Leiden des Jungen Werther – 1774
  • Clavigo – 1774
  • Egmont – 1775
  • Iphigenie auf Tauris – 1779
  • Torquato Tasso – 1780
  • Wilhelm Meister LehrJahre – 1795
  • Hermann und Dorothea – 1798
  • Faust – 1806
  • As afinidades eletivas – 1809

Citações

Fausto
"Se eu me acosto jamais em fofa cama,
contente e em paz, que nesse instante eu morra!
Se uma só vez com falsas louvaminhas
chegares por tal arte a alucinar-me
que eu me agrade a mim próprio; se valeres
a cativar-me com deleites frívolos,
súbito a luz da vida se me apague.
Vá! queres apostar?"

Quadro V, Cena I - Tradução António Feliciano de Castilho


Nenhum comentário:

Postar um comentário